segunda-feira, outubro 20, 2014

Com histórico até a 7ª série, interno da Fundação Casa aprende a ler aos 17

Quando chegou à Fundação Casa, Jonas disse que o seu sonho era aprender a ler


O pedido do jovem infrator ao chegar na Fundação Casa foi incomum: "senhora, eu queria aprender a ler". Era seu "sonho", contam as professoras. Sua apreensão também foi pouco usual: ao achar que havia cometido um erro muito grave, Jonas*, 17, resolveu se entregar e cumprir sua pena.
Ele perdeu a liberdade, mas realizou o sonho: prestes a completar 18 anos, após quase um ano de internação, ele começa a ler e a escrever. Até chegar à fundação, Jonas havia estudado até a 7ª série em uma escola pública de São Paulo. Anos na sala de aula, no entanto, não lhe garantiram sequer a leitura e a escrita.
Sem conseguir acompanhar às aulas, ouviu de uma professora que deveria "sentar e apenas copiar". "Os professores não tinham tempo", diz. Passava de ano com a aprovação do conselho de classe. Passava, mas não aprendia. "Pegava ônibus só pelo número, não pela letra".
O histórico escolar registra ainda duas reprovações. Sem aprender e prestes a terminar o ensino fundamental, decidiu abandonar a escola. Cometeu um ato infracional e procurou o fórum da cidade para se entregar. Perdeu a companhia dos amigos, da namorada e o abrigo na casa da mãe.

"Eu não sabia escrever o meu nome sozinho, me sentia vergonhoso. Eu nunca imaginava que ia aprender"Jonas

Na 8ª série sem saber ler

Quando as grades se fecharam, ele 'adotou' um novo corte de cabelo (igual para todos os internos), passou a usar o uniforme e percebeu uma chance de realizar o seu maior sonho. Seu histórico escolar lhe garantiu matrícula na 8ª série, atual 9º ano, do ensino fundamental.
Na sala, sentou na primeira fila e começou a fazer reforços de alfabetização. Os outros meninos zombaram dele, mas ele não ligou. Aos poucos, quem só sabia desenhar umas letras passou também a juntar sílabas: pato, vaca, faca, coelho, foram algumas das primeiras palavras que leu sozinho.
"Eu não sabia nada quando entrei aqui. Minha mãe até chorou quando eu ganhei diploma de melhor aluno", conta o interno. Fez também cursos de corte de cabelo, artes cênicas, artes plásticas, biojóias e aprendeu a fazer sabonetes e salgados. Também é destaque no time de basquete na unidade.
Mario Volpi, representante da Unicef, afirma que as medidas com mais êxito estão relacionadas a estruturas que não necessitam da internação, mas dependem da articulação entre a escola, a comunidade e o sistema de atendimento socioeducativo. "O ideal é que a instituição não precise prender para ele descobrir suas habilidades", diz.
Logo que entrou na Fundação Casa, Jonas descobriu que seria pai. Perdeu os nove meses de gravidez, o nascimento do bebê e só conheceu a filha quando ela completou três meses. "Agora eu quero trabalhar e cuidar da minha filha. Quero estudar, fazer supletivo e depois fazer uma faculdade, quero ser professor de educação física", diz.
Jonas ainda não sabe quando sairá da Fundação Casa.
*Nome fictício
Fonte: Uol

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