segunda-feira, dezembro 07, 2015

Alunos dividem opiniões em relação ao conteúdo cobrado no PAS



O segundo dia de provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (Unb) teve 8,67% de abstenção. Ontem, o exame foi realizado por alunos do 1º ano do Ensino Médio. Segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), foram  quase 23 mil inscritos. No ano passado, na mesma etapa, as faltas chegaram a 12,43%.

Os portões dos locais da prova foram fechados pontualmente às 13h, como previsto no cronograma. Os alunos que fizeram o teste garantem que o certame não foi complicado. A maioria, no entanto, considerou o tema da redação, sobre cultura negra, mais exigente do que no ano passado, quando o assunto era a importância dos idosos na sociedade atual.

 “A prova, em si, estava tranquila. Só que o tema da redação era mais exigente, digamos assim. De qualquer maneira, espero que eu tenha ido bem”, disse Carolina Pereira, 18 anos. A estudante pretende cursar Psicologia e assegura que não é nada fácil conseguir uma vaga na faculdade. “Preciso de todos os pontos. São só 13 vagas. É complicado”, afirmou. 

Para a amiga de Carolina, Ana Thaís dos Santos, 17 anos, as provas não estavam fáceis. “O conteúdo foi bem revisado em  sala de aula, mas achei confuso”, disse. “A redação foi bem puxada”, destacou a jovem que quer cursar Nutrição.

 Outros alunos consideraram as provas de acordo com o conteúdo dado em sala de aula. Para a jovem Alane Beatriz, 17 anos, a matéria estava fácil e foi bem revisada. “Até o conteúdo da redação. É um tema atual, bem trabalhado hoje”, afirmou. 

Mesmo aqueles que confessaram não terem estudado muito, como Bernardo Vieira, 16 anos, avaliaram a prova como “tranquila”. “É o conteúdo que estudamos na escola. Achei normal”, disse.
 O  gabarito oficial preliminar das provas deve sair amanhã, a partir das 19h. Os estudantes poderão conferir as respostas no site do Cespe: www.cespe.unb.br.

Saiba mais
O Programa de Avaliação Seriada (PAS) é composto de três etapas. Elas equivalem a cada ano que os alunos cursam no Ensino Médio. A avaliação é uma das formas de ingresso na Universidade de Brasília (UnB).   

No sábado, foram realizadas as provas da segunda etapa do PAS. No dia, a abstenção chegou a   5,44% . Foram 17.581 inscrições.  

Na segunda etapa, o tema da redação deste ano foi sustentabilidade. Em setembro deste ano, estudantes da rede pública organizaram uma manifestação na Rodoviária do Plano Piloto  contra o
 fim da isenção da taxa para a prova. O valor, de R$ 100, era custeado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) há dez anos.

Nos dois dias das provas, os exames começaram às 13h, e os alunos tiveram até as 18h para responder todas as questões, além de escrever a redação.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

0 comentários:

Postar um comentário