Uma massa de ar quente é a responsável pela alta temperatura no Distrito Federal nos últimos dias. Para esta quarta-feira (27) a umidade relativa do ar varia entre 60% e 20%, o que pode dar a sensação de mais calor na capital.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 17º C durante a madrugada e a temperatura deve chegar a 30º ao longo do dia. O tempo ficará claro, mas em alguns períodos o sol aparecerá entre nuvens. Há previsão de névoa seca no céu do DF.
Não há previsão de chuva para os próximos dias. De acordo com tabela divulgada pelo Inmet (abaixo), a maior porcentagem da umidade do ar no último mês foi 33%, registrada no dia 7.
Estado de emergência
De acordo com os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar adequada é de 60%. A OMS recomenda que, caso o índice permanece abaixo de 20% por três dias seguidos, o governo deve decretar estado de emergência em toda a cidade.
A recomendação da Secretaria de Defesa Civil do DF é que as escolas adotem procedimentos especiais no período da seca, como aumentar o número de bebedouros e que as salas de aula sejam mantidas com a máxima ventilação. Em casos extremos, os alunos devem ser liberados mais cedo.
A Secretaria recomenda, aos brasilienses em geral, que aumentem o consumo diário de água, evite banhos prolongados com água quente e aglomerações.
0 comentários:
Postar um comentário