quinta-feira, abril 30, 2015

AGRO BRASILIA 2015


O público interessado em novidades e negócios pecuários terá muito o que visitar na oitava edição da AgroBrasília – A Feira Internacional dos Cerrados. Em 2015, leilões, provas e uma maior participação de criadores de variadas raças fazem parte da programação do evento.

De acordo com Ronaldo Triacca, coordenador geral da AgroBrasília, a Feira possui um espaço dedicado aos produtores de gado de corte e de leite, bem como equinos e ovinos. “Contaremos com a presença de associações e criadores das raças Braford, Simbrasil e Zebu. Inclusive, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ACBZ) estará presente, além de alguns expositores internacionais ligados à pecuária”, conta Triacca.

Um dos destaques do setor pecuário na AgroBrasília 2015 será o Circuito 100% PMGZ (Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos), promovido pela ABCZ.  Realizado periodicamente em vários estados do país, em Brasília, o Circuito acontecerá no dia 13 de maio, como parte da programação da Feira. A ação tem o intuito de reforçar a ideia do melhoramento genético como ferramenta prática para a evolução dos rebanhos zebuínos, além de levar conhecimento a um maior número de criadores, bem como mostrar seu impacto na produtividade e também na sustentabilidade da atividade pecuária.
Para a ABCZ, o aumento de produtividade é tido como foco principal nos trabalhos de melhoramento genético da entidade. Realizado há 30 anos, o Circuito passa por uma reformulação conceitual, visando se tornar a principal referência entre os programas de melhoramento genético. “Essa nova fase do Circuito busca valorizar a ética e o tratamento igualitário, por meio de uma conduta técnica profissional comprometida com agilidade na produção de informações e resultados do cliente. O PMGZ é um programa flexível e aberto a inovações”, destaca Cristiano Botelho, gerente comercial do PMGZ.

Segundo Botelho a participação na AgroBrasília é fundamental para divulgação da nova fase do Circuito 100% PMGZ. “A AgroBrasília é uma exposição importante e de representatividade dentro na região Centro-Oeste. Escolhemos a dedo cada evento do qual o PMGZ fará parte, porque buscamos ter o melhor aproveitamento possível”, completa.

Criador da raça Braford desde 2013, Ademir Cenci será um dos expositores da Feira. Para tanto, uma estrutura fixa, com estande e curral, está sendo montada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. O objetivo é atrair o público do evento para a mostra de bezerros, touros e embriões desta raça, que está crescendo no Planalto Central. “Apesar da criação de Braford ainda ser recente nesta região, os animais tem se mostrado aptos ao nosso clima e estamos bastante confiantes na realização de negócios”, diz Cenci.

Outro destaque da raça Braford durante a Feira será o 1° Leilão Braford Tropical Genética Adaptada, que ocorrerá paralelo à AgroBrasília 2015. Ao todo, 44 touros, todos registrados na Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), serão expostos no evento. O Leilão é resultado de uma parceria entre a Fazenda Sucupira, de Arinos-MG; com a Agropecuária Santa Ana, de Uruguaina-RS; e a Estância Luz de São João, de São Gabriel-RS. “Esse é um momento especial para a pecuária. Os preços estão aquecidos e os criadores estão motivados a fazer investimentos. Nossa expectativa é a melhor possível. Acredito que a participação na AgroBrasília só vem a fortalecer o setor pecuarista da nossa região”, acrescenta Ademir Cenci.
Fonte: AgroBrasília

0 comentários:

Postar um comentário